segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Ser mãe é...

... padecer no paraíso! Quem nunca ouviu esta expressão?

Padecer significa ser atormentado, martirizado, afligido por, sofrer, suportar, admitir, consentir, permitir.

São palavras fortes e com uma conotação negativa, não é mesmo?

Paraíso no sentido figurado significa lugar de delícias, lugar onde a gente se sente bem, em paz e sossego.

Ultimamente, tenho sentido na pele esta expressão!

Já escrevi em um post que meus filhos são minha vida (aqui) e realmente são, sou muto feliz e agradeço a Deus todos os dias por me dar a oportunidade de ser a mãe deles e, principalmente, pelo privilégio de tê-los como meus filhos.

Assim que engravidei, várias pessoas chegavam em mim e falavam das dificuldades, das angústias, das renúncias que fazemos quando temos filhos. Achava tudo exagerado, e confesso, julgava sem conhecer! "Meus filhos não vão fazer isso", "Falta limite por parte dos pais"... entre outros absurdos.

Podem acreditar...

Macetes de Mãe (Facebook)
Hoje agradeço a todos que me alertaram sobre essas dificuldades, porque sei que não estou sozinha nessa empreitada e que os problemas são quase sempre os mesmos pra maioria das mães e pais.

Minha mãe sempre dizia "Filha aproveita pra dormir", conselho que eu deveria ter acatado, pena que não fazemos banco de horas de sono, seria maravilhoso!!!

Respeito a opinião das mulheres que não desejam ter filhos, realmente é uma decisão muito delicada.

No meu caso eu sempre quis ser mãe, mas jamais saberia ou entenderia o que é ser mãe se não tivesse tido meus filhos.

É incrível o que a maternidade faz com uma mulher, desde o início da gestação é uma mistura de emoções e sentimentos que vão perdurar pro resto da vida.

Realmente padecemos quando nossos filhos ficam doentes, ao pensar nas dificuldades que eles vão enfrentar ao longo da vida (já estou sofrendo por antecipação), quando ele se machucam, quando vão tomar vacina, injeção, ou seja, se eles sofrem, sofremos!

Descobri também um outro modo de padecer, posso parecer egoísta, mas tem dia que não estou com paciência pra brincar, queria fazer uma refeição com tranquilidade, ir ao banheiro sozinha...

Macetes de mãe (Facebook)

...assistir um programa de TV completo, ir ao cinema, dormir uma noite inteira, sentar em um barzinho/restaurante e simplesmente conversar, sair sem ter hora pra voltar (já passei dessa fase, né? hehe). Enfim, sei que nossa vida é feita de etapas, de fases, sei que no momento estou dedicando meu tempo integralmente a maternidade, mas tem dias que tenho estes sentimentos, às vezes me sinto culpada, mas já conversei com várias amigas que também se sentem assim...vocês não?

Adorei essa...

Macetes de mãe (Facebook)
Aí vocês me perguntam, mas e a parte do paraíso? Posso afirmar com toda certeza ele existe! Vou ser repetitiva, mas sou muito abençoada pela família que eu constitui.

Todo o desabafo acima, passa rapidamente quando ouço meu filho dizer que é feliz, que a comida está deliciosa, que me ama, quando me abraça, beija, quando fica alguns instantes me olhando, quando o vejo brincando de super-herói; quando vejo o sorriso delicado da minha filha, o progresso dela ao aprender a andar, a falar, como ela fica feliz quando me vê, quando me abraça forte, quando manda beijos, bate palmas, faz bichinho (pais e homens que estão lendo o blog, sem comentários por favor).

Para as mulheres que estão pensando em ser mães, para as que estão grávidas e para as que já são mãe, quero que saibam que eu faria tudo de novo, "é um amor doído", mas vale muito a pena.

Lembrem-se sempre:
Macetes de mãe (Facebook)


3 comentários:

  1. Muito bom seu blog Dio, concordo plenamente com suas ideias e realmente ser mãe é padecer no paraíso.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seu blog Dio, concordo plenamente com suas ideias e realmente ser mãe é padecer no paraíso.

    ResponderExcluir
  3. Oi Rosilene, fico muito feliz..obrigada! Beijos!

    ResponderExcluir