sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Planejamento familiar

Olá pessoal, tudo bem?


Vocês planejaram o nascimento dos seus filhos ou estão planejando? Pergunto, porque semana passada fiz um teste de gravidez, fiquei muito ansiosa e preocupada com o resultado, pensava no que iria fazer, afinal um terceiro filho, pelo menos por enquanto, não está nos nossos planos.

A gravidez do Heitor foi totalmente planejada e desejada, a da Isa estava programada pra ser quando o Heitor completasse 3 anos, mas ela nasceu quando ele completou 2 anos, foi "sem querer, querendo", mas era algo que estava dentro dos nossos planos.

Penso que planejar é importante, porque os filhos demandam muitas necessidades materiais (que antigamente não existiam) e para suprirmos todas estas necessidades precisamos estar preparados financeira e psicologicamente.

Claro que além das necessidades materiais, o amor, um ambiente familiar harmonizado, o diálogo, o respeito e o carinho são fundamentais para a educação de nossos filhos. (Merece até um post exclusivo)

No entanto, precisamos ser realistas, "pés-no-chão" e pensar sim "friamente" nas "perdas e ganhos" de se ter filhos hoje em dia. Porque queremos para os nossos filhos o que podemos oferecer de melhor, não é mesmo?

Pra se ter uma ideia, são gastos com planos de saúde, remédios, médicos (nem sempre conseguimos pelo plano), vacinas, fraldas, pomadas, mamadeiras, bicos, leites, roupas, brinquedos, lazer, aulas de natação, aniversários, etc; ano que vem será isso tudo, mais a escola, material escolar, uniforme e a medida que forem crescendo serão outras necessidades. Agora imaginem eu grávida e isso tudo multiplicado por 3?!! É muita responsabilidade!!! Pra quem já é pai e mãe, sabe muito bem do que estou falando...

Por isso a importância do planejamento familiar!!!

Folder
Vocês sabiam que o planejamento familiar está assegurado em lei? Está previsto na Constituição Federal e regulamentado pela Lei nº 9263, de 1996 (ver aqui e aqui)
Art. 2º Para fins desta Lei, entende-se planejamento familiar como o conjunto de ações de regulação da fecundidade que garanta direitos iguais de constituição, limitação ou aumento da prole pela mulher, pelo homem ou pelo casal.(BRASIL, Lei nº 9263,1996)
Ou seja, planejamento familiar é um direito que as mulheres e os homens tem de programarem o número de filhos, e se os terão ou não.

Existe, no Brasil, desde 2007 uma Política Nacional de Planejamento Familiar que é desenvolvida pelo Ministério da Saúde e implementado pelos Estados, municípios e sociedade civil organizada. As ações consistem na distribuição de preservativos e anticoncepcionais pela rede pública de saúde (SUS) e na venda mais barata de anticoncepcionais nas farmácias populares.
A Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde da Criança e da Mulher (PNDS), feita em 2006, financiada pelo Ministério da Saúde, revelou que 46% das gravidezes não são planejadas. A PNDS mostrou também que 80% das mulheres usam de algum método para evitar a gravidez. A pílula anticoncepcional e o Dispositivo Intrauterino (DIU) são os mais usados pelas brasileiras. Graças à política de distribuição de meios anticonceptivos, houve diminuição no número de gravidezes indesejadas. Esse fator pode ter contribuído com a queda nos índices de abortos inseguros e, consequentemente, na mortalidade materna, indica estudo do Ministério da Saúde.(Portal Brasil — publicado 06/09/2011 15:27, última modificação 04/04/2013 12:00)
Para mais informações sobre planejamento familiar vocês podem acessar os sites:

http://www.brasil.gov.br/saude/2011/09/planejamento-familiar

http://drauziovarella.com.br/mulher-2/planejamento-familiar/

Ah!!! E sobre o resultado do teste de gravidez...deu negativo! Não vamos precisar mudar nossos planos!!

E vocês o que estão planejando?!! Filhos, ter ou não ter?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário